Marque Consulta

    Consulte os nossos serviços.

    Telefone Viana do Castelo:
    258 825 609
    961 905 788
    (Chamada para a rede fixa/Móvel nacional)

    Telefone Ponte de Lima:
    258 948 919
    964 120 831
    (Chamada para a rede fixa/móvel nacional)

    Envie email:
    info@dentalia.pt

    Viana do Castelo / Ponte de Lima

    Cirurgia Oral

    O que é a Cirurgia Oral?

    Marque Consulta

    A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. O campo de actuação da cirurgia oral é muito extenso, incluindo, entre outros os seguintes actos: exodontias (extracção de dentes inclusos ou presentes na arcada), cirurgia endodôntica (realizada quando, por diversos motivos, o tratamento endodôntico não é bem sucedido), cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia periodontal, implantologia , cirurgia pré-protética (preparação da boca para que seja colocada uma prótese), cirurgia de lesões infecciosas e traumatologia oral.

    Exemplo de cirurgia oral

    Medico Dentista a efectuar cirurgia oral

    A inclusão dentária é uma alteração de desenvolvimento em que um determinado dente, chegada a época normal de erupção, permanece no interior dos tecidos da cavidade oral (osso ou mucosa). Os dentes que se encontram mais frequentemente nesta situação são os terceiros molares (dente do siso), principalmente os inferiores. O diagnóstico da inclusão de um dente só pode ser efectuado recorrendo a exames imagiológicos, havendo diversos métodos. O seu médico dentista seleccionará o mais indicado.

    Para os pacientes preocupados com a saúde e com o meio ambiente, os nossos tratamentos em pacientes tendem a ser o mais natural possível da mais alta qualidade, que apoiam a vitalidade e o bem-estar, porque acreditamos em alimentos integrais, pessoas inteiras e todo um planeta.

    Mateus Freijanes, 2019

    Informação adicional

    Não existe regra geral para a decisão. Os diferentes critérios devem ser ponderados em cada situação clínica. Fale com o seu médico dentista.

    Vantagens

    Marque Consulta

    É simples no entanto requerem uma grande experiência e conhecimento técnicos e científicos por parte do médico dentista, envolve a utilização de materiais e equipamento de elevada qualidade, sendo o trabalho laboratorial executado por um técnico de prótese com conhecimentos aprofundados para o efeito.

    Procedimentos

    • Os cuidados no período pós-operatório (período compreendido entre o acto cirúrgico e a plena recuperação clínica) são importantes para minimização das sequelas decorrentes do acto operatório e favorecer a cicatrizarão.
    • O médico dentista recomendará aplicar gelo no rosto, sobre a região operada, durante as primeiras 24h, períodos alternados de 5 a 10 minutos. O gelo deverá ser colocado num saco de plástico e envolvido num pano para evitar queimaduras na face.
    • Evitar a exposição ao sol, alimentos quentes e duros e esforços físicos até à remoção da sutura. A dieta deverá ser mole ou líquida e fria nas primeiras 24 a 48 horas (gelados, iogurtes, sumos, batidos, gelatina, etc.)

    Procedimentos

    • Descansar e dormir com a cabeça mais elevada (usar 2 almofadas, por ex.) e deitar-se sobre o lado não intervencionado.
    • Escovar normalmente os dentes e a língua. Na região da ferida operatória escovar com cuidado e preferencialmente com uma escova cirúrgica (muito macia), após as primeiras 24 horas.
    • Fazer bochechos leves 2 a 3 vezes ao dia com um anti-séptico oral, durante um minuto, iniciando somente 24 horas após a cirurgia, para evitar a desorganização do coágulo.
    • Evite fumar, principalmente durante as primeiras 24 horas. Cumpra escrupulosamente a medicação prescrita.

    Estamos aqui para ajudá-lo

    É normal sentir um sangramento ligeiro nas primeiras 24 horas. Se esse sangramento for mais intenso (hemorragia), deverá dobrar uma ou mais compressas de gaze esterilizadas, colocar sobre a região sangrante e comprimir com os dentes oponentes até controlar a hemorragia. Se, porventura, necessitar de aplicar mais compressas não remova a primeira, aplicando outra sobre esta. Aplique gelo e evite deitar-se.

    Se a hemorragia persistir contacte o seu médico dentista. Ver folheto-omd-cirurgia-oral

    Image

    Seguro de si

    WhatsApp chat